Aguarde, carregando...

Terça-feira, 18 de Agosto 2026
Política

TSE admite ação que pode deixar Lula e Alckmin inelegíveis

Lula e Alckmin que pode cassar chapa e deixá-los inelegíveis por 8 anos.

Redação
Por Redação
TSE admite ação que pode deixar Lula e Alckmin inelegíveis
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu andamento a uma ação apresentada pelo Partido Novo contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente Geraldo Alckmin. O processo apura possível abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação durante o desfile da Acadêmicos de Niterói no Carnaval deste ano.

O corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Antonio Carlos Ferreira, determinou a citação de Lula e Alckmin para que apresentem defesa no prazo de cinco dias. A decisão permite o prosseguimento do processo, mas ainda não representa julgamento sobre o mérito das acusações.

Na ação, o Novo sustenta que o desfile, que homenageou Lula em ano eleitoral, teria garantido ampla exposição política ao presidente e provocado desequilíbrio na disputa. O partido pede a cassação dos registros ou diplomas e a declaração de inelegibilidade.

Leia Também:

Caso os pedidos sejam acolhidos ao final do processo, Lula e Alckmin poderão ficar inelegíveis por oito anos, além de sofrer outras sanções previstas na legislação eleitoral.

Redação

Publicado por:

Redação

Saiba Mais
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR