A senadora Soraya Thronicke (MS) decidiu defender o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), que está em processo de cassação na Câmara dos Deputados por quebra de decoro parlamentar. A atitude no entanto, não causou surpresa, principalmente entre a ala da direita.
Sorrateiramente, Soraya, eleita com apoio do bolsonarismo em 2018, tem se aproximado do governo Lula e da esquerda em diversas ocasiões. O apoio a Glauber, conhecido por seu discurso radical, é visto como "o prego no caixão politico" da Senadora em fim de mandato.
Glauber é acusado de agredir fisicamente Gabriel Costenaro, do MBL, dentro da Câmara durante uma manifestação em abril de 2023. A cena foi registrada em vídeo e motivou a representação apresentada pelo partido Novo.
O Conselho de Ética aprovou por 13 votos a 5 o parecer do relator Paulo Magalhães (PSD-BA), que pede a cassação do deputado. Durante a sessão, marcada por confusão e presença de militantes, Soraya se manifestou contra a punição.
Isolada politicamente e sem base sólida, Soraya deve encerrar sua carreira de forma lastimável ao defender um deputado da extrema esquerda acusado de agressão.
Comentários: