A deputada federal Chris Tonietto (PL-RJ) publicou um vídeo nas redes sociais para criticar a Resolução CNE nº 4/2025, divulgada recentemente pelo Ministério da Educação (MEC). Segundo a parlamentar, a nova diretriz curricular representa uma tentativa clara de doutrinação ideológica nas escolas públicas, que substitui disciplinas essenciais como português, matemática e ciências por temas voltados a pautas identitárias e políticas.
Tonietto destacou que a resolução inclui expressões como “justiça curricular”, “saberes ancestrais”, “diversidade de gênero” e “intervenção social”, além de exigir que os alunos “desconstruam visões machistas, eurocêntricas e capacitistas”. Para ela, essas mudanças afastam os jovens do ensino tradicional e preparam militantes, não estudantes preparados para o mercado de trabalho ou vestibulares.
A deputada classificou o novo modelo curricular como um projeto de “engenharia social” que ataca a fé cristã, a família e a liberdade individual, promovido sem debate público. Em resposta, Tonietto protocolou no Congresso Nacional um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para sustar os efeitos da resolução.
Ela também convocou pais, mães e estudantes a fiscalizarem as escolas e denunciarem qualquer tentativa de reeducação ideológica. A posição da deputada tem ganhado adesão de setores conservadores, que veem na medida uma continuação da agenda política do governo.
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