A manifestação “Anistia Já”, convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e pelo pastor Silas Malafaia neste domingo (6), levou uma multidão à Avenida Paulista, em São Paulo, em defesa do projeto de lei que prevê anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília.
Segundo os organizadores, o ato reuniu cerca de 400 mil pessoas. O pastor Silas Malafaia não quiz confirmado oficialmente o número.
Por outro lado, um levantamento feito pelo Monitor do Debate Político da USP em parceria com a ONG More in Common calculou 44,9 mil participantes no pico do protesto, às 15h44, com base em fotos aéreas analisadas por inteligência artificial.
Fontes da Polícia Militar, de forma extraoficial, estimaram um público de aproximadamente 320 mil pessoas. A corporação, no entanto, manteve a postura de não divulgar dados oficiais sobre o número de participantes.
Políticos e aliados presentes
A manifestação contou com a presença de parlamentares, governadores e lideranças conservadoras, que discursaram em apoio à proposta de anistia e criticaram o que chamaram de “perseguição” aos réus do 8 de janeiro.
O evento marcou mais um movimento de Bolsonaro para reunir sua base, após a série de investigações e inquéritos que miram o ex-presidente e seus aliados.
Comentários: