O conservador Karol Nawrocki foi eleito presidente da Polônia neste domingo (1º) ao vencer o segundo turno das eleições com 50,89% dos votos. Ele superou o liberal Rafal Trzaskowski, que obteve 49,11%, segundo a Comissão Eleitoral Nacional, com 100% das urnas apuradas.
A diferença de apenas 1,78% confirma uma disputa acirrada e marca a segunda derrota consecutiva de Trzaskowski, que também perdeu as eleições de 2020 para o atual presidente Andrzej Duda.
A vitória de Nawrocki, apoiado pelo partido Lei e Justiça (PiS), representa um duro golpe para o governo progressista do premiê Donald Tusk, que esperava ampliar sua influência com a eleição de um aliado à presidência. Com o novo presidente, alinhado ao PiS e mais cético em relação à União Europeia, analistas preveem dificuldades para avançar reformas liberais, como mudanças nas leis de aborto e justiça.
Ex-boxeador e estreante na política, Nawrocki tem 42 anos e fez campanha com discurso duro sobre imigração, integração da Ucrânia à Otan e valores tradicionais. Seu mandato começa em agosto, sucedendo Duda, que deixa o cargo após dois mandatos consecutivos.
Com participação recorde de 71,63%, a eleição reforça a polarização política no país e deve manter o clima de tensão entre o Executivo liberal e a Presidência conservadora.
Comentários: