Os Estados Unidos estão próximos de firmar um acordo comercial provisório com a Índia, que prevê a redução de tarifas para menos de 20%, segundo informações da Bloomberg divulgadas nesta quinta-feira (11). A medida coloca o país asiático em vantagem em relação a outras nações da região que, nesta semana, receberam cartas com exigências tarifárias mais duras por parte dos norte-americanos.
De acordo com fontes ouvidas pela agência, a Índia não deve receber esse tipo de notificação. Em vez disso, o entendimento entre os dois países deve ser formalizado por meio de uma declaração conjunta.
Atualmente, os EUA propõem tarifas de 26% para determinados produtos indianos. Com o novo arranjo, esse percentual cairia para menos de 20% como taxa base, mantendo a possibilidade de novos ajustes durante futuras negociações que fazem parte de um acordo final, previsto para o outono no hemisfério norte.
O acerto temporário também dá à Nova Délhi mais tempo para resolver pendências e preparar terreno para um pacto mais abrangente. Ainda não há uma data definida para a formalização desse acordo provisório.
 
                     
                         
                                                             
                                             
                                             
                                             
                                                                     
                                                                     
                                                                     
                                                                     
                
Comentários: