Um míssil iraniano atingiu o hospital Soroka, o principal do sul de Israel, na manhã desta quinta-feira (19), pelo horário local. O ataque causou danos extensos e provocou correria e desespero entre pacientes e funcionários. O hospital fica na cidade de Beersheba.
Imagens mostram o momento de pânico logo após o impacto. Segundo o Exército de Israel, o Irã lançou dezenas de mísseis contra o país e vários atingiram áreas civis, incluindo o hospital.
Ainda não há confirmação oficial sobre o número de feridos na unidade. No total, os ataques deixaram 65 feridos em Israel, sendo três em estado grave, de acordo com o serviço de emergência Magen David Adom. Em Tel Aviv, pelo menos 40 pessoas ficaram feridas.
Os pacientes foram evacuados às pressas. Dois médicos relataram à agência Associated Press que o míssil atingiu o hospital poucos segundos após o acionamento das sirenes de ataque aéreo.
O governo israelense acusou o Irã de ter como alvo o hospital. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu prometeu retaliação, afirmando que Teerã "pagará o preço total". O ministro da Defesa, Israel Katz, declarou que o líder supremo iraniano, Ali Khamenei, "não pode mais existir".
O governo iraniano, por sua vez, disse que o alvo eram instalações militares israelenses próximas ao hospital e que a unidade de saúde foi atingida indiretamente, devido à onda de choque da explosão.
O hospital Soroka tem mais de mil leitos e atende cerca de 1 milhão de pessoas na região sul de Israel.
Comentários: