Aguarde, carregando...

Terça-feira, 13 de Outubro 2026
Economia

Folha já reconhece: gastança de Lula mantém juros nas alturas

O jornal destaca que, só neste ano, o BC precisou destinar R$ 1 trilhão apenas para pagar juros.

Redação
Por Redação
Folha já reconhece: gastança de Lula mantém juros nas alturas
Lula Foto: Foto: Ricardo Stuckert / PR
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Folha de S. Paulo acusou, em editorial, o governo Lula de provocar a alta de juros por gastar além da conta. Segundo o texto, a economia foi “esquentada com gastos insustentáveis”, obrigando o Banco Central a manter a Selic em patamar recorde.

O jornal destaca que, só neste ano, o BC precisou destinar R$ 1 trilhão apenas para pagar juros, fazendo a dívida pública disparar. Atualmente, a Selic está em 15%, um dos maiores patamares da história recente.

Analistas citados pelo editorial apontam que a taxa poderia cair gradualmente em 2026, chegando a 12,5% até dezembro. Mas, com a eleição, a expectativa é de que Lula aumente ainda mais os gastos públicos, pressionando a inflação e mantendo os juros elevados.

Leia Também:

Redação

Publicado por:

Redação

Saiba Mais
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR