MS Conservador - Seu Portal de Notícias e Informações Relevantes

Domingo, 15 de Marco de 2026

Geral

Impeachment de Lula ganha força e já tem 123 assinaturas na Câmara

MS Conservador
Por MS Conservador
/ 77 acessos
Impeachment de Lula ganha força e já tem 123 assinaturas na Câmara
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
O pedido de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já conta com 123 assinaturas na Câmara dos Deputados, segundo atualização divulgada na tarde desta quinta-feira (30). A iniciativa é liderada pelo deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS), aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro. Apesar do avanço na coleta de assinaturas, o processo só pode ter andamento com a decisão do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), que até o momento não deu sinais de que colocará a pauta em discussão.

Base governista rachada: 40 assinaturas são de partidos aliados de Lula

Um dos pontos que mais chamam atenção no pedido é que 40 das 123 assinaturas vieram de deputados de partidos que compõem a base do governo, como Progressistas, União Brasil, PSD, MDB e Republicanos. Essas siglas, inclusive, ocupam ministérios no governo petista. A adesão de parlamentares dessas legendas indica um desgaste crescente da articulação política do Planalto, que já enfrenta desafios como a crise econômica e a queda na popularidade de Lula.

Acusação contra Lula: uso irregular de recursos para o 'Pé-de-Meia'

A justificativa central do pedido de impeachment é o suposto uso de dinheiro fora do orçamento para bancar o programa educacional "Pé-de-Meia", voltado para estudantes de baixa renda. A decisão colegiada do Tribunal de Contas da União (TCU) de bloquear R$ 6 bilhões do programa fortaleceu o argumento da oposição, que acusa o governo de descumprir regras fiscais. O impeachment de Lula também é impulsionado pelo aumento da desconfiança do mercado e de instituições na condução econômica do governo, além da resistência do Planalto em adotar medidas mais duras para equilibrar as contas públicas.

Deputados de Mato Grosso do Sul que assinaram o pedido

Entre os parlamentares que apoiam o impeachment de Lula, três são de Mato Grosso do Sul:
  • Rodolfo Nogueira (PL) – Autor do pedido
  • Marcos Pollon (PL)
  • Luiz Ovando (PP)
A oposição continua buscando novas adesões, mas, sem o aval de Arthur Lira, o processo segue sem previsão de desdobramentos concretos.
Comentários:
MS Conservador

Publicado por:

MS Conservador

O MS Conservador é um portal de notícias que oferece conteúdo relevante com uma perspectiva conservadora, abordando temas como política, economia e cultura, sempre com foco nos valores tradicionais e na liberdade.

Saiba Mais