Sete páginas anônimas no Facebook e no Instagram investiram mais de R$ 1,1 milhão em anúncios impulsionados contra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), entre maio e junho deste ano.
Os perfis tinham menos de 400 seguidores cada e não identificavam seus responsáveis. Segundo a apuração, adotavam estratégias para dificultar o rastreamento dos financiadores e burlar os sistemas de detecção das plataformas.
De acordo com reportagem do jornal O Globo, os valores foram pulverizados em centenas de anúncios de baixo custo. As páginas também utilizavam legendas genéricas, sem relação direta com o conteúdo político, para evitar remoções automáticas.
Especialistas ouvidos pela publicação afirmam que a prática compromete a transparência do ambiente digital e dificulta a identificação dos responsáveis pelas campanhas. A Meta declarou que mantém regras para anúncios sobre temas sociais e políticos e que colabora com autoridades e com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
As informações são do portal O Globo.
Comentários: